A insônia é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Pode ser um quadro passageiro, que geralmente melhora espontaneamente. Entretanto, se persistir e se tornar crônico, pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo afetando seu humor e prejudicando suas relações sociais, de trabalho e estudo. É importante salientar que algumas pessoas dormem menos que outras e isto não significa ter insônia.

A insônia pode ter como causa primária ansiedade, depressão, doenças respiratórias e reumáticas, dores em geral, uso de medicamentos, doenças neurodegenerativas com a doença de Parkinson. Fatores de risco podem contribuir, dentre eles uso de eletrônicos à noite, consumo de cafeinados e ambientes inadequados. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.

O tratamento requer a avaliação de profissional experiente capaz de identificar e abordar corretamente o problema. Geralmente utiliza-se medicamentosos indutores do sono e ou antidepressivos em pequenas doses, associado a medidas comportamentais e cognitivas. Importante salientar, que é muito perigoso se automedicar ou usar medicamentos de parentes e amigos.

Medicamentos devem ser utilizados somente com orientação e acompanhamento médico!

Dicas que podem ajudar a higienizar o sono e evitar a insônia:

• Adotar horários regulares de sono todas às noites
  • Evitar cochilos durante o dia
  • Não usar a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, pois deve estar relacionada ao ato de dormir
  • Fazer atividade física regularmente, evitando a prática de exercícios vigorosos à noite
  • Evitar bebidas alcoólicas e com cafeína à noite
  • Comer alimentos leves no jantar
  • Diminuir a exposição à luz durante à noite
  • Criar um local aconchegante para dormir
  • Fazer atividades relaxantes como ler, ouvir música e meditar à noite
  • Evitar ficar na cama sem dormir. Se necessário levantar e fazer uma atividade calma até ficar sonolento