Tontura e Vertigem

Tontura e vertigem são queixas frequentes nos consultórios médicos. São sintomas que tem alguma semelhança e muitas vezes são utilizados como sinônimos. A tontura é uma sensação subjetiva inespecífica de desequilíbrio corporal, uma instabilidade, sensação de queda, desvio de marcha ou flutuação. Já a vertigem é a percepção de movimento do tipo rotatório, caracterizada pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor ou balançando como uma gangorra.

Muitas doenças se manifestam com sensação de tontura ou vertigens, desde patologias leves e sem maior preocupação até quadros mais graves e preocupantes de saúde. As causas podem ser de origem central ou periférica. As causas centrais geralmente são mais graves porque podem ser decorrentes de lesões do sistema nervoso central como tumores, acidentes vasculares, doenças inflamatórias e infecções. Já as periféricas podem ser devido a disfunções do labirinto e do nervo vestibular, provenientes de infecções, intoxicações medicamentosas e alcoólicas, tumores extracranianos, traumas e cálculos (pequenos cristais) nos canais labirínticos.

A investigação da causa é fundamental. Uma história clínica detalhada, aliada a um bom exame físico, auxilia muito na elucidação dos casos mais comuns. Durante o exame físico o médico avaliará a pressão, o equilíbrio, força muscular, a coordenação motora e, principalmente, o movimento dos olhos.

O tratamento é variável e vai depender das diferentes etiologias. Podem ser utilizadas medicações para aliviar os sintomas, que podem voltar se as causas não forem tratadas. Em alguns casos, como na presença dos cálculos nos canais labirínticos, podem ser utilizado manobras de reposicionamento dos mesmos com o alívio completo dos sintomas.